A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. É filosófica porque em seus atos e cerimônias tratam da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Ela investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura. É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranquilidade da consciência. É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio Criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições, e não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência.
A maçonaria tem por princípios, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças ou nações, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR
Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção, desde que acreditem em um só Criador, o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, que é Deus.
Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contra posição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade Maçônicas.
Aqui, combatemos a ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios, prezando pela Virtude, Respeito, Tolerância Conhecimento e a prática dos Bons costumes, bem como a caridade e atos que tornem felizes os nossos próximos.
Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou oficio lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição. Será exigido do iniciado o respeito aos seus estatutos, regulamentos; amor à Pátria; respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às leis do país em que viva. E em particular: a guarda do sigilo dos rituais Maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; a dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; a prática da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude. Ademais, se proíbe terminantemente dentro da instituição, as discussões políticas e religiosas, porque prefere uma ampla base de entendimento entre os homens afim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil. A Maçonaria foi ativa e fez parte de movimentos históricos no nosso País, como a Independência do Brasil dos domínios de Portugal, a Abolição da escravatura e a Proclamação da República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, mas a grande obra da Maçonaria é feita no dia a dia: O desenvolvimento intelectual de seus membros e na assistência de milhares de necessitados nos quatros cantos desse vasto Brasil.